Um relatório recente publicado pelo Banco da Espanha, que indaga sobre como os espanhóis usam o dinheiro em espécie para pagamentos, revelou o baixo grau de confiança que eles têm em um hipotético euro digital. 65% dos cidadãos pesquisados informaram que não usariam o euro digital, pois se sentem confortáveis com as opções de pagamento disponíveis atualmente.
Relatório do Banco da Espanha evidencia preferência por dinheiro
Um relatório recente do Banco da Espanha revelou a baixa preferência que um futuro euro digital, a moeda digital proposta pelo Banco Central Europeu (CBDC), teria em comparação com outras alternativas de pagamento. O relatório, que estudou a evolução do uso de dinheiro em espécie pelos espanhóis, coletou uma amostra representativa de 1.606 cidadãos da população em geral e 1.616 ligados a pequenas lojas e serviços de hospitalidade.
O dinheiro ainda é a forma de pagamento mais usada pelos espanhóis, de acordo com o relatório, com 65% da população espanhola usando dinheiro diariamente. Os cartões de crédito e débito vêm em seguida, enquanto os aplicativos de pagamento e os pagamentos eletrônicos são marginalmente usados, mas estão crescendo em comparação com o relatório do ano passado.
O relatório mostra que, mesmo com o limite de 1.000 euros estabelecido para pagamentos em dinheiro na lei antifraude aprovada em 2021 e a redução de caixas eletrônicos, os espanhóis ainda usam o dinheiro como um dos principais métodos de pagamento.
Estatísticas do Digital Euro
O euro digital ainda é relativamente desconhecido para os espanhóis: apenas 20% da população em geral já ouviu falar sobre sua possível emissão.
Além da baixa taxa de conhecimento sobre esse novo método de pagamento digital, a maioria dos usuários pesquisados não gostou da ideia de usar um hipotético euro digital. 65% dos usuários consultados declararam que não usariam o euro digital, pois se sentem confortáveis com os métodos de pagamento disponíveis atualmente.
Apenas 20% complementariam seus métodos de pagamento atuais usando o euro digital. No entanto, a preferência pelo euro digital diminui com o aumento da idade, pois os usuários mais jovens estão mais abertos a adicioná-lo aos seus métodos de pagamento.
Para os cidadãos pesquisados com idade entre 18 e 24 anos, a proporção de usuários abertos a essa nova tecnologia de pagamento aumenta para 34%, enquanto para os usuários com mais de 65 anos, ela cai para 7%.
A União Europeia (UE) ainda não decidiu sobre a emissão do euro digital, mas o projeto entrou recentemente em sua fase de preparação, que servirá para “finalizar o livro de regras do euro digital e selecionar fornecedores que possam desenvolver uma plataforma e infraestrutura de euro digital”.
Artigo escrito por Sergio Goshchenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por @rodrigo