Em uma publicação feita nessa sexta-feira (23) durante a visita do presidente Lula em Paris (França), o jornal de cunho esquerdista Liberátion acusou o petista de ser uma “decepção” e “falso amigo do Ocidente”. A edição da revista deste mês vinha com o título “Lula, la decepção”.

A revista afirma sobre Lula que ele “era esperado como um messias, mas sua imagem ficou um pouco manchada”. Dentre outras críticas, está a sobre a Lula em relação à guerra na Ucrânia.

“O presidente brasileiro não é o precioso aliado que imaginávamos. Especialmente quando se trata de condenar ao ostracismo o novo pária do Ocidente: a Rússia, culpada por uma intolerável invasão na Ucrânia. Como o resto da América Latina, que ele pretende representar no cenário internacional, Lula condena, mas não sanciona. Pior: ele assegura que a responsabilidade também está no fato do Ocidente reivindicar apoio incondicional a Kiev”

disse a publicação

Outra crítica feita ao petista pelo Liberátion, foi sobre o convite que presidente Lula fez em maio ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para uma reunião entre líderes da América do Sul em Brasília.

O Liberátion também criticou o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul, que foi fortemente defendido por Lula. Segundo a revista a promoção de exportações da agropecuária defendida por Lula no acordo vai contra o compromisso do presidente brasileiro com a preservação do meio ambiente.

Esquerda progressista cada vez mais decepcionada com Lula

Nos últimos meses a esquerda progressista – tanto nacional quanto internacional – vem se desiludindo com o presidente Lula. Achava-se que com a eleição dele as políticas da esquerda progressista seriam levadas adiante.

No fim, para azar desta mesma esquerda, Lula só falava o que queriam ouvir, para receber apoio para sua eleição. Como Lula já se elegeu, não precisa mais fingir ser o presidente “conscientizado” que a esquerda progressista achava que ele fosse.

E isso ficou claro em episódios como o da crítica da BBC (com um forte viés de esquerda progressista) aos projetos de Lula que vão na contramão da agenda ambientalista.

Sua preocupação é com sua base eleitoral histórica e em atingir uma nova base. E acima de tudo, fazer o que estiver ao seu alcance para conseguir isso. Que para os políticos é tudo o que importa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *