Durante sua participação no UOL News, o colunista Josias de Souza afirmou que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, seria um possível candidato à presidência nas eleições de 2026. O colunista fez essa afirmação enquanto elogiava o “bom desempenho econômico” que ele atribui ao ministro. Desempenho esse que se deve aos próprios agentes econômicos, não aos políticos.
Josias inclusive prevê uma revanche entre Haddad e o atual governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, nas eleições de 2026. Nas eleições de 2022, Haddad havia perdido para Tarcísio na disputa pelo cargo de governador de SP.
Futuro presidente do Brasil?
O otimismo de Josias talvez se deva à boa recepção do mercado financeiro sobre Haddad. Afinal, empresas do ramo esperam uma redução artificial na taxa de juros para que seus negócios voltem à circular. E como dito neste outro artigo sobre o assunto, isso está longe de ser uma boa ideia para a economia como um todo.
Por outro lado, Haddad ainda perde em popularidade para Tarcísio a nível nacional, e até mesmo para seu colega de governo, o ministro da Justiça, Flávio Dino (PCdoB). Diferente dos supracitados e principalmente do Lula, falta muito para Haddad ter popularidade suficiente para ser um candidato viável à presidência em 2026.
Deixe um comentário