Diferentes personalidades estão levantando suas vozes para criticar e condenar as ações exercidas contra o fundador do Telegram, Pavel Durov. Edward Snowden, famoso por vazar documentos que revelam a existência de programas secretos de vigilância global, criticou o governo francês pela prisão de Durov.
Em declarações feitas no X, Snowden disse:
“A prisão de Durov é um ataque aos direitos humanos básicos de expressão e associação.”
Além disso, ele acusou o presidente Emmanuel Macron de ser o responsável por essa prisão, considerando-a um sequestro. “Estou surpreso e profundamente triste que Macron tenha descido ao nível de fazer reféns como meio de obter acesso a comunicações privadas”, enfatizou. “Isso rebaixa não apenas a França, mas o mundo”, concluiu.
Snowden também pediu que as pessoas “acordem” e entendam que os governos estão tentando pegar qualquer plataforma que ofereça a possibilidade de discordar de seus usuários, como o Tiktok e o Telegram.
A prisão de Durov ocorreu em Le Bourget no sábado. O Telegram, usado por mais de 900 milhões de usuários por mês, estaria na mira das autoridades francesas sob a acusação de “facilitar” crimes como terrorismo, tráfico de narcóticos e fraudes, entre outros.
Leia também:
Muitas outras personalidades, incluindo o proprietário da X, Elon Musk, o cofundador da Ethereum, Vitalik Buterin, e o presidente salvadorenho, Nayib Bukele, declararam suas preocupações com a prisão de Durov e suas implicações para as plataformas de liberdade de expressão.
No entanto, no momento, seu futuro ainda é um mistério. De acordo com relatos, as autoridades francesas recentemente estenderam sua prisão para 96 horas. Após esse período, a justiça francesa pode decidir libertá-lo ou apresentar queixa e mantê-lo sob custódia enquanto esse processo se desenvolve.
Artigo escrito por Sergio Goschenko, publicado em News.Bitcoin.com e traduzido por Rodrigo