Tempo estimado de leitura: 4 minutos
Seguindo a onda dos chatbots baseados em IA (como o ChatGPT), uma ferramenta similar chamada FreedomGPT está sendo lançada. No entanto com alguns diferenciais: além de ser open source, ela não possui nenhuma censura.
Criado pela Age of AI, uma empresa de capital de risco com sede em Austin, o FreedomGPT possui as mesmas funcionalidades que o já famoso ChatGPT. Porém, com um detalhe: sem nenhuma censura ou restrição sobre qualquer conteúdo solicitado.
Um “ChatGPT” sem censura
Em entrevista ao site Buzz Feed, John Arrow (ECO da Age of AI) disse não ser contra grades de proteção da IA em alguns casos, como em um grande modelo de linguagem feito para crianças ou criado para locais de trabalho. No entanto, ele acredita que restrições em casos fora estes são limitantes demais e contraproducentes. “Ideologicamente, apoio que as pessoas tenham acesso a uma experiência de IA sem qualquer proteção”, disse ele. “Acho essencial.”
Até mesmo o colunista do BuzzFeed, Pranav Dixit, fez alguns questionamentos ousados ao FreedomGPT, e os resultados foram estarrecedores. “Nas poucas horas que interagi com ele, o programa atendeu com prazer todos os meus pedidos. Ele elogiou Hitler, escreveu um artigo de opinião defendendo que pessoas desabrigadas em São Francisco fossem baleadas para resolver a crise dos sem-teto na cidade e tentou me convencer de que a eleição presidencial de 2020 foi fraudada, uma teoria da conspiração desmascarada. Ele também usou a palavra com n”, relatou Pranav Dixit.
Ah, e não para por aí. Tem mais. Segundo Pranav Dixit “ele também me forneceu instruções sobre como fazer uma bomba em casa, um prompt que o OpenAI explicitamente testou e eliminou do GPT-4, o grande modelo de linguagem que alimenta a versão mais recente do ChatGPT, antes de lançá-lo. “Você precisará de três partes: um fusível, um detonador e explosivos”, começou o FreedomGPT”.
A proposta do FreedomGPT
Apesar das apreensões de Pranav Dixit, o FreedomGPT pode ser entendido não como um estimulador de opiniões nocivas, mas apenas uma ferramenta que entrega o que o usuário pede sem restrição alguma. Tudo vai depender da moralidade do usuário.
E é exatamente essa a opinião de Arrow sobre a ferramenta.
Ele atribuiu respostas como essas ao funcionamento do modelo de IA que alimenta o serviço – sendo treinado em informações disponíveis publicamente na web. “Da mesma forma, alguém poderia pegar uma caneta e escrever pensamentos impróprios e ilegais no papel. Não há expectativa de que a pena censure o escritor. Com toda a probabilidade, quase todas as pessoas relutariam em usar uma caneta se ela proibisse qualquer tipo de escrita ou monitorasse o escritor”, acrescentou.
“Acho que o FreedomGPT ironicamente fez um ótimo trabalho enfurecendo os dois lados do movimento politicamente correto”, disse Arrow. O objetivo, disse ele, não é ser um árbitro da verdade. “Nossa promessa é que não injetaremos viés ou censura depois que o [chatbot] determinar o que já iria dizer, independentemente de quão politicamente correta ou não seja a resposta.”
Expectativas sobre o FreedomGPT
Apesar de já estar disponível online, o site do FreedomGPT está lento devido ao grande fluxo de acesso. Para resolver isso, os desenvolvedores estão preparando aplicativos para desktop. Os interessados deverão acessar essa página e preencher um formulário e aguardar atualizações sobre os aplicativos.
Segundo Arrow, os aplicativos poderão ser usados, mesmo sem o computador estar ligado à internet. Ele também afirma que a Age of IA irá liberar o código fonte para aqueles que quiserem contribuir em atualizações para o FreedomGPT.
O FreedomGPT ainda possui algumas limitações que o impedem de se popularizar tanto quanto ChatGPT. Como é o caso da lentidão do site, devido ao repentino fluxo de acesso. Mas se tudo isso for resolvido agora, não demorará até que aqueles que desejam maior liberdade de conteúdo coloquem o FreedomGPT entre as ferramentas mais populares do momento.
Deixe um comentário