Hoje, dia 02 de março, é o aniversário do economista, filósofo político, historiador e autor libertário, Murray Rothbard! Se estivesse vivo hoje, o autor, que faleceu em 1995, estaria completando 98 anos. Mesmo após sua morte, Rothbard deixou um enorme legado para a causa da liberdade, deixando registrada sua imensa sabedoria e intelecto perspicaz em diversos livros e ensaios.

Rothbard começou seu interesse por política cedo, ainda durante o ensino médio, quando discutia com seus colegas e professores sobre seus pontos de vista em relação a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Durante sua gradução em economia, entrou em contato com as ideias de Ludwig von Mises, que o fizeram entender verdadeiramente a ciência econômica.

Além da visão pró-liberdade econômica aprendida com Mises, Rothbard tambem entrou em contato com o nascente movimento libertário americano, conhecendo autores como Albert Jay Nock, Frank Chorodov, HL Mencken, dentre outros. Cada vez mais Rothbard se convencia de que a liberdade amparada no direito de propriedade, era um direito sagrado e inviolável de cada indivíduo.

Em um dado momento, discutindo sobre o libertarianismo com seus colegas social-democratas, Rothbard chegou a conclusão de que mesmo a ideia de estado mínimo (defendida por autores libertários que o antecederam), era incompatível com o libertarianismo, abraçando completamente a anarquia e indo além dos autores libertários que o influenciaram.

Com isso, Rothbard se tornou de fato o pai do que viria a ser chamado de anarcocapitalismo, a ideia de que todo indivíduo possui direito de propriedade sobre sua própria pessoa e seus bens, e que nenhuma violação, mesmo a do estado, deve ser tolerada.

Ainda em seu desenvolvimento como economista austríaco e libertário, Rothbard, a pedido do Fundo Volker (que subsidiava iniciativas pró-liberdade) escreveu uma versão do Ação Humana de Mises para graduantes em economia. O resultado foi sua Magnus Opus: Homem, Economia e Estado, literalmente o maior tratado sobre a Escola Austríaca de Economia.

O livro inclusive recebeu elogios do próprio Mises com direito a um prefácio do mesmo junto a recomendação de sua leitura como obrigatória para todos aqueles que querem de fato entender economia.

Como autor e ativista libertário, Rothbard escreveu diversos livros apresentando sua versão anarcocapitalista para o público, como Ética da Liberdade, Por Uma Nova Liberdade: O Manifesto Libertário, Anatomia do Estado, e diversos outros, assim como muitos ensaios. Ele também escreveu diversos livros sobre economia, como O Que O Governo Fez Com Nosso Dinheiro, Pelo Fim do Banco Central, A Grande Depressão Americana, e muitos outros.

Ainda como libertário, Rothbard dirigiu diversos periódicos responsáveis por levar o libertarianismo ao público, como Left&Right Review, Libertarian Forum e Rothbard&Rockwell Repost. Também ajudou a moldar intelectualmente grandes nomes do libertarianismo, muitos destes vivos até hoje, como Hans-Hermann Hoppe, Jerome Tuccille, Samuel Edward Konkin III, Walter Block, Wendy McElroy, Karl Hess e Lew Rockwell.

Além disso, Rothbard ajudou a fundar e dirigir diversos institutos libertários, como o Cato Institute e o Mises Insutitute. Este último junto a Lew Rockwell, com quem trabalhou até o fim de sua vida.

Após uma longa trajetória heróica pela causa da liberdade, Rothbard veio a falecer em 1995, deixando sua esposa JoAnn Schumacher Rothbard e seus filhos. Mesmo após a sua morte, o legado de Rothbard continuou vivo e segue forte até hoje, levando sua mensagem de coragem e perseverança na luta contra a tirania estatal.

(Para saber mais detalhes da vida de Rothbard, leia este artigo)

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *