O Bitcoin é a criptomoeda mais popular do mundo e tem alguns mitos em torno dela. Esses mitos são concepções errôneas que atrapalham a mente dos usuários. Por isso é importante esclarecer os conceitos errôneos e verificar se há algum mérito relacionado a essa criptomoeda ou não.

Mito 1: O Bitcoin será substituído pelo concorrente

O Bitcoin é a primeira criptomoeda de grande sucesso. Atualmente, existem muitas criptomoedas com recursos vantajosos, mas nenhuma se aproximou dessa moeda digital. Os dados de capitalização de mercado mostram que o Bitcoin é a criptomoeda mais valorizada do mercado. De acordo com os especialistas, nenhuma outra criptomoeda substituirá o Bitcoin em um futuro próximo.

Mito 2: O Bitcoin não tem nenhuma utilidade real

Muitos pensam que não há utilização do Bitcoin no mundo real. Isso não é aceito de forma alguma porque não é verdade. Ele tem um longo histórico de casos de uso em pagamentos sem a intermediação de bancos.

Em vez disso, o Bitcoin se tornou extremamente popular. Ele é até mesmo considerado ouro digital porque pode resistir à inflação. Empresas em crescimento, como Tesla, Square e outras, compraram Bitcoins que valem milhões de dólares. Assim como o ouro, eles são escassos e limitados (21 milhões de Bitcoins). Mas o ouro é um ativo pesado para armazenar e carregar. Por outro lado, o Bitcoin pode ser enviado de um lugar para outro digitalmente.

Ele tem a chance de ser mal utilizado, como qualquer forma de dinheiro é mal utilizada. Porém, a vantagem é que o comportamento ilícito do Bitcoin é rastreável, pois está em uma cadeia aberta.

Mito 3: O Bitcoin é uma bolha

Bolha é a palavra usada para descrever os ciclos econômicos causados por aumentos insustentáveis no valor de mercado. O Bitcoin passou por vários ciclos de preços, mas se recuperou deles. Quando qualquer nova tecnologia é lançada, há um impulso indiscutível e esse ciclo é esperado.

O preço acaba aumentando quando os investidores percebem que os preços são muito mais altos do que o valor fundamental de um ativo. Alguns dos principais investidores em Bitcoin acreditam que o Bitcoin subirá e descerá com oscilações menores e durações mais longas entre elas até que, em algum momento no futuro, se estabeleça em uma estabilidade relativa, mas somente o tempo responderá a isso.

Mito 4: O Bitcoin não tem valor real

Considera-se que o Bitcoin não tem valor real porque não é respaldado por moedas fiduciárias ou ouro. Embora isso seja verdade, ele pode resistir à inflação, o que não acontece com essas moedas fiduciárias. Ele é escasso devido à sua quantidade limitada. Esse é o principal critério para manter seu valor. Isso garante que a quantidade seja reduzida, o que mantém seu preço sempre alto e em alta.

Mito 5: Investir em Bitcoin é um jogo de azar

O investimento em Bitcoin é considerado arriscado como um jogo de azar. Isso é um mito, pois não apenas o Bitcoin, mas todos os investimentos em criptomoedas envolvem riscos devido à volatilidade do mercado. Considera-se que o Bitcoin amadureceu e os dados mostram que ele acompanhou as tendências de alta do mercado em sua maior parte, mas como o mercado é inesperado, ele enfrentou ciclos de baixa.

Em jogos de azar, sabe-se que as probabilidades estão inclinadas a favor da casa, mas devido à volatilidade do mercado, não há garantia futura de nenhuma criptomoeda. Além de todas as probabilidades, os dados anteriores mostram que o Bitcoin tem mostrado principalmente tendências de alta.

Mito 6: O Bitcoin não é seguro

Esse é o mito mais comum associado ao Bitcoin. No entanto, o Bitcoin nunca é hackeado e todas as transações no Bitcoin são irreversíveis.

Mito 7: O Bitcoin prejudica o meio ambiente

A mineração de Bitcoin requer muita energia, mas é difícil determinar o efeito sobre o meio ambiente. Todas as organizações financeiras precisam de energia para funcionar, e essa moeda digital não é diferente no uso de energia para mineração.

Leia também: Bitcoin como exemplo de sustentabilidade

Conclusão

O Bitcoin é uma criptomoeda popular e, por isso, tem muitos mitos associados a ela. Alguns dos mitos listados acima são apenas suposições que não têm nenhuma prova. Portanto, não cometa equívocos e invista somente após pesquisa e análise completas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *