Com o objetivo de se tornar a capital européia do Bitcoin, Lugano na Suíça, formou uma parceria com a empresa Tether, emissora de stablecoins, para estabelecer o Bitcoin, o Tether e o próprio LVGA Points (token de Lugano) como moeda corrente legal na cidade.
A mudança vai muito além das ações de várias outras cidades suíças que há algum tempo aceitam criptomoedas para pagamento de impostos. Um pouco semelhante a El Salvador, a cidade suíça – além de permitir o uso de criptomoedas para pagar impostos – tem como objetivo que todos os negócios locais usem criptomoedas para as transações cotidianas sem problemas (em El Salvador, só o Bitcoin se qualifica).
No evento “Plan B” nessa quinta-feira (03), que foi apresentado pelo prefeito de Lugano, Michele Foletti, a mudança foi descrita como uma legalização “de facto”, já que o franco suíço certamente continuará sendo a moeda corrente legal em Lugano e em outros lugares da Suíça.
Também foram anunciados no “Plan B” os planos para o Fórum Mundial Bitcoin, a ser realizado em Lugano nos dias 26 e 28 de outubro.
Lugano é a nona maior cidade da Suíça, com pouco mais de 62.000 habitantes e está localizada na parte sul do país, de língua italiana.
Nota: Sendo fruto de uma intervenção estatal, tal iniciativa deve ser vista com cuidado, ao mesmo tempo em que deve ser vista pelo lado positivo, como um sinal de que as criptomoedas estão sendo cada vez mais reconhecidas como formas de pagamento, ativos promissores, reserva de valor, proteção etc.
Interessado em criptomoedas? Conheça nosso guia.
Texto por Stephen Alpher. Traduzido e adaptado por Gazeta Libertária (Isabel).