Os assaltos a carros estão aumentando em São Francisco e Oakland, na Califórnia. Para evitar que potenciais ladrões danifiquem suas propriedades, algumas pessoas estão levando tudo de valor para fora de seu veículo, desbloqueando suas portas e deixando o porta-malas aberto enquanto vão para o trabalho.
Uma estação de notícias local, KABC News, diz que já ouviu falar de pessoas deixando portas destrancadas e janelas abaixadas, mas agora a ideia de alguns que estão abrindo seus porta-malas é de “cair o queixo”.
“Estou chocado“, disse O ex-vice-chefe da polícia de São Francisco Garret Tom à KABC News. “Há tanta coisa ruim que pode acontecer aqui“.
Tom conta à estação de notícias que em seus quase 40 anos na polícia, ele nunca viu ninguém deixar seu porta-malas aberto voluntariamente.
Um repórter mostrou a Tom uma foto de dois carros que estavam estacionados perto de um centro comercial com os porta-malas abertos. “Estamos em tempos sombrios… isso é inacreditável”, disse Tom à repórter da KABC, Stephanie Sierra.
Pode certamente ser uma ideia nova, e talvez até compreensível dadas as circunstâncias, mas Tom adverte que deixar o carro aberto não é uma solução.
Tanto os departamentos de polícia de São Francisco como de Oakland têm reportado um aumento das patrulhas em áreas de alto tráfego durante a temporada de férias. Ainda assim, a KABC News diz que a polícia adverte que todos devem usar o bom senso.
Isso é um resultado claro da intervenção estatal que não pune pequenos roubos na Califórnia. Muitos estão se aproveitando dessa brecha para roubar lojas e carros, enquanto os policiais não podem fazer nada. Não espere que o estado te proteja.