Nesta segunda-feira (29), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) afirmou que a Casa não analisará neste ano o projeto de reforma do Imposto de Renda. Segundo o parlamentar, a decisão sobre a proposta ficará para 2022.
A declaração de Pacheco foi dada durante um evento em Curitiba (PR), promovido pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). De acordo com ele, a Casa tem “senso de urgência” sobre a proposta, que considera “importante”, mas o assunto ainda está em análise pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
O projeto do Imposto de Renda [está] tramitando com o senador Angelo Coronel [PSD-BA] na CAE, fazendo debate próprio, mas não deve ser apreciado este ano. Fica para o ano que vem a decisão para esse projeto da reforma do Imposto de Renda
Disse Pacheco
A reforma do Imposto de Renda
A reforma do IR prevê, entre outros pontos, o retorno da tributação sobre lucros e dividendos pagos por empresas a seus acionistas. O texto foi aprovado pela Câmara em setembro e desde então está em análise no Senado.
A equipe econômica do governo defendia a aprovação da medida para 2021 como uma das formas de bancar o Auxílio Brasil em valor superior ao do Bolsa Família, mas Pacheco já disse à equipe que a reforma do IR não seria suficiente para sustentar o programa social.