Como os atributos do Bitcoin apresentam a melhor oportunidade de se apoderar da liberdade que a humanidade já viu?    

O que você vê quando liga a TV ou rola o feed de notícias na rede de mídia social de sua preferência? 

Você vê uma guerra fracassada terminada após 20 anos, centenas de milhares de pessoas mortas, bilhões de dólares desperdiçados e o mesmo regime iliberal no comando de antes.

Você também vê desigualdade, aumento de preços e protestos.

E você vê empecilhos para mandatos.

A solução para a nossa liberdade? O Bictoin

Os bitcoiners respondem constantemente a todos os problemas do mundo dizendo que “O Bitcoin revolve isso”. Hipérbole? Não, o Bitcoin é o único caminho realista para o “bon mot” libertário, nosso comentário espirituoso de “conserte o dinheiro, conserte o mundo”. Na verdade, o Bitcoin é a melhor oportunidade que os libertários têm para reduzir o tamanho do governo, combater a inflação, reduzir a dívida da inflação, matar de fome o complexo militar-industrial e evitar um escopo cada vez maior para o governo.

Como essa criptomoeda consegue isso? Bitcoin é uma tecnologia de economia que é dinheiro nascente. O dinheiro tem historicamente três funções: Deve servir como reserva de valor, meio de troca e unidade de conta. O Bitcoin, apesar de sua volatilidade, é certamente uma reserva de valor, mas é muito menos preponderante como meio de troca ou unidade de conta. 

No entanto, o Bitcoin existe há apenas 12 anos e sua taxa de adoção já está crescendo mais rápido do que a da Internet. O dinheiro é o “bem de rede” definitivo, o que significa que seu valor e usabilidade aumentam com a adesão de cada usuário, e cada usuário tem o incentivo de encorajar outros a aceitarem o Bitcoin, já que isso os beneficia diretamente. Como resultado, em um curto espaço de tempo, o Bitcoin deixou de ser um brinquedo um tanto esotérico para cyberpunks, para ser adotado por instituições financeiras e o país de El Salvador, além de se tornar a tecnologia de poupança para dezenas de milhões de pessoas ao redor o mundo (a base de usuários atual do Bitcoin é estimada em cerca de 120 milhões). Isso é absolutamente notável.

As vantagens da criptomoeda

Não importa porquê as pessoas usam Bitcoin. Pode ser porque é mais barato e rápido do que os pagamentos internacionais tradicionais. Pode ser porque ele está entrando em colapso e crescendo em valor em cerca de 200% ao ano. Pode ser porque algumas pessoas especulam sobre isso. Ou pode ser porquê salva vidas e permite que as pessoas escapem de alguns dos piores ambientes possíveis. Um exemplo disso pode ser visto em alguns grandes artigos escritos por Alex Gladstein, diretor de estratégia da Human Rights Foundation, sobre o uso de Bitcoins no Afeganistão, Cuba ou Palestina. 

O Bitcoin já capacita milhões, e não apenas as elites ricas, com acesso existente a bancos, mercados de ações e outras tecnologias financeiras. O Bitcoin capacita bilhões de pessoas que não têm conta bancária e promete um futuro que tira o controle do dinheiro do governo. O Bitcoin atrai milhões de pessoas e cada pessoa que se junta à rede terá o incentivo para atrair mais usuários.

O Bitcoin apresenta esperança para milhões e também um plano B viável para manter a moeda fiduciária, que derrete em suas mãos devido à irresponsabilidade dos planejadores centrais monetários. No momento, a razão mais importante pela qual o governo pode crescer além de seu mandato – além de sua receita através de impostos – é por meio do poder do governo de imprimir e forçar todos a usar seu dinheiro desvalorizado. 

Bitcoin como garantia frente aos perigos dos bancos centrais

Apenas nos últimos 24 meses, o Federal Reserve dos EUA imprimiu 40% de todos os dólares existentes. Naturalmente, isso se traduziu em enormes níveis de desigualdade, visto que as pessoas próximas ao governo (como os bancos) se beneficiam do maior poder aquisitivo em comparação com as pessoas da base da cadeia alimentar (como beneficiários de renda fixa, estudantes, etc.) que só veem os preços subirem com a diminuição do poder de compra real. Isso é conhecido como efeito Cantillon. 

O Federal Reserve Board está monetizando diretamente a dívida que o governo assume, e o Fed fornece uma demanda infinita por dívida do governo, que não conseguiria crescer no ritmo surpreendente que faz sem o poder da imprensa de comprar tudo isso.

O Bitcoin como uma verdadeira revolução como moeda e ativo financeiro

A própria rede Bitcoin e a posse pessoal da moeda é um ato de rebelião pacífica contra o sistema de moeda fiduciária. Diariamente, quando alguém compra Bitcoin, ele retira dinheiro do sistema fiduciário e o coloca em uma reserva de valor. É colocado em um sistema que não pode ser inflado. Haverá apenas 21 milhões de Bitcoins emitidos. O Bitcoin foi testado, o Bitcoin foi atacado e o protocolo permaneceu robusto contra 12 anos de adversários tentando arruiná-lo. 

Muitos dos detratores do Bitcoin fundamentalmente não entendem a proposta de valor do Bitcoin. E faz sentido que não o façam. Não vimos uma nova categoria de dinheiro surgir em mais de cinco milênios. Além disso, as raízes do Bitcoin estão em campos mais atípicos, como economia austríaca, teoria dos jogos, criptografia e história econômica. Portanto, as estruturas pelas quais a maioria dos economistas e especialistas analisam o Bitcoin são altamente inadequadas.

Outro aspecto novo é que o Bitcoin dá aos usuários controle absoluto sobre seu dinheiro. Eles podem decidir quando enviar dinheiro, quando e quanto pagar por uma transação. Ninguém precisa ser perguntado se você pode enviar dinheiro para uma organização sem fins lucrativos a seis mil milhas de distância, e ninguém precisa confirmar se você pode enviar remessas para sua família em outros países. Nenhuma agência ou banco pode impedir isso. Bitcoin permite que você se torne seu próprio banco. Isso é incrivelmente poderoso e essa tecnologia não existia antes.

Shares:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *